UM PEQUENO HISTORIAL DA LEGIÃO DE MARIA EM CABO VERDE COM EXPANSÃO PARA GUINÉ-BISSAU

 Fundação

Bandeira de Cabo Verde Escudo CV

Assim como foi simples a fundação da Legião de Maria em Dublim, Irlanda, também foi simples o seu aparecimento em Cabo Verde.

De acordo com as informações recolhidas através de fontes seguras, a primeira reunião realizou-se a 8 de Dezembro de 1953, às 15 horas, na residência paroquial da ex Vila de Assomada, freguesia e concelho de Santa Catarina da Ilha de Santiago.

Numa das primeiras sextas-feiras do mês, o seu fundador, Reverendo Senhor Padre Luiz João Allaz, a fim de recolher algumas informações, teria revelado aos seus paroquianos, membros do Apostolado da Oração (AO), a ideia da criação de uma organização do apostolado activo.

No domingo anterior à festa da Imaculada Conceição, teria comunicado aos participantes da missa, a referida ideia e marcado o encontro de esclarecimentos para depois da missa, na residência, para todos os que quisessem compreender de que organização se tratava.

Segundo as informações, nessa reunião apareceram tanta gente que dava para formar mais de dois praesidia. Porém, depois de bem esclarecidos da natureza da Organização, e as condições mínimas da integração, um número mais reduzido comprometeu alistar-se.

Recolhidos os nomes, marcou-se o dia da 1ª reunião e esclareceu-se a forma da arrumação da sala.

No dia 8, à hora marcada, com todos os comprometidos presentes, iniciou-se a 1ª reunião da Legião de Maria em Cabo Verde. Segundo o Reverendo Padre António de Sá Cachada, isso era um sonho de seu fundador há muito acalentado.

Ali, entre os membros presentes, fez-se a eleição dos oficiais como a seguir se indicam: Presidente, Celestina Braga Tavares; Vice-Presidente, Laura Magalhães Ribeiro; Secretário, Cesaltina Mendes Teixeira; e Tesoureiro, Luís Nunes Júnior.

A Legião foi fundada com os seguintes objectivos:

  1. Que a presença do pároco chegasse a todas as famílias;
  2. Que o nível da vida cristã fosse melhorada;
  3. Que a Eucaristia fosse melhor participada;
  4. Que houvesse núcleos de encontro onde os cristãos pudessem compartilhar na dor e na alegria dos irmãos;
  5. Que Deus fosse melhor compreendido e melhor acolhido na pessoa de um irmão;
  6. Que a mãe de Jesus fosse reconhecida como medianeira e como mensageira, entre Deus e seus filhos.

Expansão

Graças aos esforços de seu fundador e do Senhor Padre António Sá, nos seus encontros com outros Párocos, o trabalho dos legionários, a boa vontade do ex-Administrador da Diocese, Reverendo Senhor Padre Augusto Nogueira de Sousa e Reverendíssimo Senhor Bispo Dom Faustino Moreira dos Santos, a Legião de Maria, dentro de poucos meses, estendeu-se por toda Ilha de Santiago, com excepção da Freguesia de São Lourenço dos Órgãos.

Em Santa Catarina, os três primeiros praesidia foram criados no primeiro mês da fundação: O de Nossa Senhora de Fátima, em 8 de Dezembro; o de Nossa Senhora Boa Esperança, no dia 15; e o de Nossa Senhora da Imaculada Conceição a 22 do mesmo mês. De seguida, na Praia, se criou também o primeiro praesidia a 31 de Maio de 1954. Com extensão para São Domingos, Freguesia de São Nicolau Tolentino, a 12 de Outubro de 1955, Tarrafal a 16 e São Miguel Arcanjo a 20 de Outubro desse mesmo ano, na Ilha do Maio em 1956, na freguesia de São Salvador do Mundo, ilha de Santiago, em 1957, Santíssimo Nome de Jesus 1958, São Tiago Maior 1958, na Ilha de Boa Vista 1958, São João Baptista, ilha de, 1960. Foi nesse ritmo que os serviços de expansão da Legião de Maria em Cabo Verde, se aceleraram que logo nos primeiros anos da fundação foram criados vários praesidia na Ilha de Santiago com abrangência das outras ilhas, sendo a Ilha do Maio a primeira a gozar deste tesouro após Ilha de Santiago.

Conselhos Legionários em Cabo Verde

Fundação da primeira Curia da Legião de Maria em Cabo Verde

Com a multiplicação dos praesidia seguiu a necessidade da criação de uma Curia. Assim, a 26 de Agosto do 1955, no Centro Paroquial da Praia, realizou-se o primeiro encontro dos oficiais dos praesidia então existentes para a criação de uma Curia.

A reunião foi presidida pelo Reverendo Administrador da Diocese, o Excelentíssimo Senhor Padre Augusto Nogueira de Sousa e a participação dos Reverendos Padres Moniz, Director Espiritual dos Praesidia da Praia, Luiz Allaz e António de Sá Cachada, Directores Espirituais dos Praesidia de Santa Catarina, Crettaz, de São Miguel Arcanjo e Tarrafal, Figueira, de São Domingos e Campos, de Santíssimo Nome de Jesus – Cidade Velha e ainda com todos os oficiais dos praesidia da Praia e de Santa Catarina.

Nessa reunião foi criada a primeira Curia da Legião de Maria em Cabo Verde com o nome de Nossa Senhora de Fátima, com Sede em Assomada, onde foi fundado o primeiro Praesidium com o mesmo nome.

Fundação do primeiro Comitium da Legião de Maria em Cabo Verde

Nessa mesma reunião, depois do Presidente da Mesa ter explicado todas as normas e sistemas do funcionamento duma Curia da Legião de Maria, o Reverendo Padre Moniz apresentou algumas inconveniências dos oficiais dos Praesidia da Praia irem assistir, mensalmente, as reuniões da Curia em Santa Catarina e apresentou a proposta da divisão da Curia em duas e de uma delas ser elevada ao Comitium.

Após algumas discussões ligadas à proposta chegou a um consenso e a Curia foi dividida ficando a da Praia elevada ao Comitium, com o nome de Nossa Senhora da Graça, tendo como Director Espiritual o Reverendo Senhor Padre Augusto Nogueira de Sousa e de Santa Catarina, Curia Nossa Senhora de Fátima, o Director Espiritual era o Senhor Padre Luiz João Allaz. Assim, apareceram pela primeira vez, em Cabo Verde, uma Curia e um Comitium da Legião de Maria.

A Curia teve como oficiais Ida Pinto Monteiro Presidente, Laura Magalhães Ribeiro Vice-Presidente, Cesaltina Mendes Teixeira Secretária e Elmano Lutário Brito Livramento Tesoureiro. Esta iniciou com 7 praesidia filiados.

O Comitium tinha filiado, para além da Curia Nossa Senhora de Fátima de Assomada Santa Catarina, também sete praesidia e como oficiais Eufémio Presidente, Raul Vice-Presidente, Graciette Secretária e Herculano Tesoureiro.

Expansão para a Guiné-Bissau

Bandeira da Guiné-Bissau Arma da República da Guiné-Bissau

Foi nessa alegria de expandir a Legião que uma menina muito dinâmica e de grandes iniciativas, de nome Maria Cecília Nunes tradicionalmente chamada Cecília Nunes, filha de Luís Nunes Júnior, possivelmente natural de uma das províncias portuguesas e de Clara Nunes possivelmente natural da Guiné-Bissau, nas suas férias habitualmente passadas ora em Lisboa onde ia, de vez em quando, tratar de um dos pulmões que tinha problemas, ora na Guiné-Bissau em visita aos familiares e parentes, resolveu fundar em 1967, um praesidium na Guiné-Bissau cujos pormenores encontra-se no historial da Legião de Maria do referido País.

Esse Praesidium esteve filiado no Comitium de Nossa Senhora de Fátima durante o período em que a Regia não existia. De vez em quando, mandava relatório e algumas cópias de acta.

Cecília Nunes era delgada, magrinha mesmo, de altura de uma mulher normal, rosto achatado, olhos negros e nariz erguido, orelhas compridas, à sombra de uns cabelos lisos, negros e compridos e usados normalmente em duas tranças enrodilhadas na nuca.

Era muito religiosa e de um perfil desejável. Talvez por exemplo dos pais, ía quase todas missas semanais e aos domingos nunca faltava, que não fosse na doença. Era de uma expressão agradável e as suas alocuções eram idênticas aos do Senhor Padre Luiz. Era habilitada com frequência do então 3º ano de Curso Geral dos Liceus. A princípio não trabalhava porque de vez em quando teria que ir para Metrópole cuidar da saúde. Mais tarde, passou a trabalhar como professora paroquial e sem muita de demora foi oficializada,

Na família, era uma das filhas mais exemplares. Não gostava de sair de casa que não fosse para tratar de assuntos religiosos e ou profissionais. As suas vestes eram sempre à moda de uma senhora de grande porte, ou seja de uma modéstia exemplar.

Na altura da Fundação desse Praesidium na Guiné, ela era presidente do Praesidium de Nossa Senhora Porta do Céu, nascido pela divisão do Praesidium-mãe, Nossa Senhora de Fátima, a 19 de Outubro de 1958 iniciado com 11 membros, do qual José Miranda era secretário, Clara Nunes, mãe dela, Tesoureira e Maria de Fátima da Lomba Vice-Presidente, com a reunião no Salão Paroquial de Assomada.

Depois da fundação desse Praesidium na Guiné, ela se obrigava a ir lá com mais frequência para saber do andamento do mesmo. Trazia sempre boas notícias.

Primeiro enviado do Concilium Legionis a Cabo Verde

Numa das suas ausências para a Guiné-Bissau, o nosso praesidium recebeu a visita do Senhor Padre Francisco Lopes. Este era um enviado do Dublim a Cabo Verde em visita da Legião. Como nessa altura o Vice-Presidente do Praesidium, já era um outro irmão, que substituía a Irmã Cecília, e era um pouco lento na coordenação dos assuntos da ordem da reunião, o Senhor Padre Lopes aconselhou a troca dos cargos, assim, o Vice-Presidente passou para Secretário e vice-versa. Quando ela voltou concordou plenamente com os conselhos desse Pastor. Aliás o senhor Padre Luiz também havia concordado.

A Legião tanto em Cabo Verde Como na Guiné-Bissau progrediu muito rapidamente. Hoje temos vários centenas de praesidia, quase cem curiae e mais de 10 comitia em Cabo Verde, filiados na Regia Nossa Senhora da Graça.

Até Fevereiro de 1956, a Legião em Cabo Verde esteve filiada na Regia de Lisboa, Portugal, actual senatus. A partir de 19 de Março do referido ano, ficou ligado directamente ao Concilium Legiones em Dublim. Salvo erro, o primeiro correspondente da Legião em Dublim para Cabo Verde, foi o Reverendo Padre Francisco Lopes e 2.º Irmã Maria Senra. Ambos visitaram a Legião em Cabo Verde sendo Padre Francisco por duas vezes e Maria Senra uma vez.

Por: José Pereira Miranda

REGIA NOSSA SENHORA DA GRAÇA

A Regia Nossa Senhora da Graça é Conselho Superior da Legião de Maria em Cabo Verde. Tem filiado directamente 13 comitia, 15 curiae e 11 praesidia. Um total de 13 comitia, ?? curiae, ??? praesidia, ???? membros activos, ???? auxiliares, ??? pretorianos e ??? adjutores. Está sediada na Praia, capital do País. Reúne, no Centro Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Graça, no Plateau, aos últimos sábados de cada mês, às 14H30 e a Pré-Regia, normalmente, 2ª terça-feira de cada mês. Fez a sua primeira reunião, a quando da elevação do então Comitium Nossa Senhora da Graça à categoria da Regia, no dia 29 de Maio de 1993, com a presença dos representantes do Concilium Legionis, irmã Maria Senra; Da Diocese Santiago de Cabo Verde, Reverendíssimo Senhor Bispo Dom Paulino Livramento Évora; Reverendo Cónego Jacinto Perigrino da Costa, Director Espiritual; irmãos Juvenal Moreno Tavares, Presidente; Maximiano Vieira, Vice-Presidente; José Lopes da Lomba, Secretário; Faustino Diniz Yalá, Tesoureiro; e demais membros do referido Conselho. Actualmente são oficiais da Regia o Reverendo Padre Lourenço Faria Rosa, Director Espiritual; irmãos Juvenal Moreno Tavares, Presidente; Domingos Sanches Tavares, Vice-Presidente; João Pereira Correia Furtado, Secretário e José Luís Gomes Tavares, Tesoureiro. A Legião foi fundada em Cabo Verde pelo Padre Luis Alláz em Santa Catarina no dia 8 de Dezembro de 1953. O primeiro praesidium tem o nome de Nossa Senhora de Fátima.

5 pensamentos sobre “UM PEQUENO HISTORIAL DA LEGIÃO DE MARIA EM CABO VERDE COM EXPANSÃO PARA GUINÉ-BISSAU

  1. Uma linda história que começou pelo visto bem e que, segundo o desejo de Deus, se alargou consideravelmente. Que o Senhor nos acompanhe sempre nesta obra de misericórdia…. boa continuação

    Gostar

    • As terras de Cabo Verde e da Guiné-Bissau encontraram-se na noite dos tempos e, desde então, continuam à procura, cada uma à sua maneira, do caminho da felicidade e bem-estar da sua gente. Nesta caminhada árdua e difícil, surgiu a Legião de Maria que viria a reforçar os laços seculares de amizade entre as duas comunidades cristãs. Que Deus proteja e abençoe os dois povos na fé e que Maria, nossa Mãe Santíssima, estenda a sua manta sagrada para cobrir e proteger os seus filhos com a sua graça.

      Gostar

  2. Que Deus abençoe os Legionários dos dois Países irmãos, que estão ligados mais uma vez com o mesmo propósito e deste vez o propósito e servir a Nossa Senhora. Um bem haja a todos.

    Gostar

Deixe um comentário