Santo Antão

  O SURGIMENTO DA LEGIÃO DE MARIA NA ILHADE SANTO ANTÃO

 RIBEIRA GRANDE

Havia um jovem de Santo Antão, de nome Luis da Luz, que estudava na Praia, ilha Santiago. Ao regressar para Santo Antão, trouxe Mapa de Santo Antãoa ideia de criar um praesidium da Legião de Maria na Ilha. Mas, como o Pároco não conhecia o Movimento a ideia não passou. Mais tarde, aconteceu o mesmo com o irmão Zezinho, mas este insistiu e com a intervenção da irmã Ave Maria, o Pároco ficou sensibilizado. No final do ano 1986, veio a Santo Antão o já falecido Reverendo Cónego Jacinto, que depois de ouvir os irmãos Zezinho e Pedro Santos, falou com o Pároco, Reverendo Padre Fernando, que acabou por aceitar a ideia. A mesma só acabou por ser consolidada com a vinda do Reverendo Padre Pimenta à Ilha. Então, iniciaram-se os contactos e com a autorização do Pároco e em concertação com a Diocese, um jovem de nome irmão Ângelo, já falecido, deslocou-se à Santo Antão e finalmente no dia 7 de Maio de 1987, fez-se a primeira reunião do Praesidium Nossa Senhora do Rosário. Mas por razões organizacionais, só alguns anos mais tarde veio a ser filiado no Conselho Superior. Começou com 11 jovens, mas dada a grande responsabilidade e exigências da Legião, alguns foram deixando. Passados dois anos, Povoação - Santo Antãopermitiu-se a entrada de 4 senhoras no grupo. 10 anos mais tarde, no dia 15 de Março de 1997, o Praesidium que contava com 29 membros, desdobrou-se, ficando o Praesidium mãe com 15 membros e o novo Nossa Senhora Imaculada Conceição com 14 elementos. No mesmo ano, isto é, no dia 20 de Dezembro, foi criado um Praesidium Juvenil Nossa Senhora Mãe dos Jovens, com 18 membros activos. E em Fevereiro de 1999 foi criado o Praesidium Nossa Senhora do Livramento, em Ponta do Sol.Com a existência de 4 praesidia na ilha, deu-se o início a formação dos membros para a criação da Cúria, que veia a concretizar-se no dia 19 de Setembro de 1999. Ficando oficiais Reverendo Padre Fernando Barreto, Director Espiritual, os irmãos Pedro Santos, Presidente, Rui Pedro Fernandes, Vice-Presidente, Joana Lima Lopes, secretária que actualmente é substituída por Teotónio e Maria Crispiana para tesoureira. Mais um Praesidium foi fundado na zona de Monte de Joana, com o nome de Nossa Senhora Auxiliadora a 20 de Maio de2000.Actualmente a Curia conta com mais de 80 legionários activos emais de 20 auxiliares. Ainda no ano 2000, um grupo de legionários do Brasil, S. Paulo, deslocou-se à ilha de S. Vicente, com a finalidade de realizar uma PPC. E em concertação com a Régia, juntamente com os legionários de S. Vicente e Santo Antão mais os representantes da Régia, realizou-se uma Jornada Apostólica na Paróquia de S. João Baptista, Porto Novo, Santo Antão. Fruto dessa jornada, nasceu a Legião nessa Paróquia, sob a responsabilidade da Cúria Nossa Senhora do Rosário.

PORTO NOVO

 O dia 24 de SImagens - Porto Novo - Santo Antãoetembro do Ano 2000 fez-se o primeiro encontro dos cristãos de boa vontade para criação da Legião. Apoiados nos folhetos deixados pelos Legionários do Brasil, começaram a reunir no dia 7 de Outubro, no Centro Paroquial, sob a orientação do Irmão Augusto Ialá, que tinha alguma experiência da Legião desde quando vivia na Cidade da Praia. A oficialização da Legião no Concelho, foi no dia 8 de Dezembro do mesmo ano, com promessa dos oficiais e filiação dos três Praesidia em experiência, Imaculada Conceição, Mãe Amável e Protectora de Juventude (juvenil) na Curia Nossa Senhora do Rosário de Ribeira Grande. Surgiu, também, o grupo dos Amigos da Legião (famílias já constituídas, que apenas lhes faltam o sacramento do matrimónio a realizar), entendeu-se que não devem ser excluídas da mesa da palavra. Graças ao empenho da Curia Nossa Senhora do Rosário, onde ao longo do tempo tem vindo a formar os legionários e particularmente os oficiais e seguiu de perto a evolução da Legião em Porto Novo e em colaboração com a Regia, os oficiais foram formados na pessoa do Irmão Maximiano Vieira, que desde início acompanhou o processo da fundação da Legião em Porto Novo.

Terminada a formação, no dia 8 de Dezembro de 2001 foi fundada a Curia Imaculada Conceição da Paróquia São João Baptista de Porto Novo, com 6 Praesidia (3 sénior e 3 Juvenil – Imaculada Conceição, Mãe Amável, Protectora de Juventude, Nossa Senhora de Fátima, Estrela da Manhã e Mãe do Criador). Estiveram presente no acto, a Regia Nossa Senhora da Graça, na pessoa do Irmão Maximiano e os oficiais da Curia Nossa Senhora do Rosário. Os oficiais da Curia são os irmãos: Presidente, Augusto Ialá; Vice-Presidente, Vitorino João Fernandes; Secretária, Ivete Santos Lima, que ausentou para o estrangeiro, substituída pela Ivalcénia de Fátima V. Oliveira; Tesoureira, Lídia Paula V. Oliveira. Neste momento, a Curia tem em experiência, e a caminho de oficialização, mais 5 Praesidia: Nossa Senhora das Dores e Rainha da Paz de Lagedos; Nossa Senhora Auxiliadora e Rainha dos Anjos da Ribeira das Patas e Rainha dos Apóstolos de Lagoa, no interior da Paróquia, somando um total de onze Praesidia (incluindo os em experiência), cerca de 300 membros activos com promessa e em experiência. Reuni nas primeiras segundas-feiras de cada mês, no Centro Paroquial, S. João Baptista, pelas 19H00. A Irmã Teresa é assistente espiritual dos praesidia juvenil, a Irmã Maria Alves aos praesidia dos adultos e o Reverendo Padre Lourenço, Pároco da Paróquia, devido a tantos trabalhos pastorais, só pode dar assistente espiritual à Curia na sua reunião mensal. A grande prioridade é a formação legionária e na Metodologia e Pedagogia do Ensino da Catequese no verão deste ano, com vista a criar dois centros de catequese na Paróquia. Jornadas Apostólicas, passeio anual, intercâmbio com legionários de São Vicente, cujos primeiros contactos já foram dados pelos respectivos párocos, são outras actividades também agendadas.

Deixe um comentário