Boa Vista

  O  SURGIMENTO  DA  LEGIÃO  DE  MARIA  NA  ILHA   DE  BOA  VISTA

Mapa de Boa Vista  Em 1956 chegou a Cabo Verde o Reverendo Padre FERNANDO Francisco Ubaldo BARRETO, que depois de ter estado alguns meses em Santa Catarina, na ilha de Santiago, onde o mesmo com o Reverendo Padre Luis Allaz, tomou conhecimento da Legião de Maria, depois foi para ilha da Boa Vista, em 4 de Maio de 1956, como Vigário Operador nas Paróquias de Santa Isabel, na Vila, e S. João Baptista, no Norte.

Sal Rei Boa VistaResidindo no Norte cerca de 17 anos, e na sequência do que acontecera em Santa Catarina, fundou a Legião de Maria. Por falta de documentação e tendo em conta que o referido Padre faleceu no passado dia 15 de Junho de 2002, facto que nos impossibilita ter uma data precisa da fundação. Ficou-se a saber que o primeiro Praesidium com o nome de Nossa Senhora da Paz de Funda das Figueiras, foi fundado por volta ano 60. Na Vila, na Paróquia de Santa Isabel, a Legião chegou um pouco mais tarde, deveu-se a permanência do Reverendo Padre Campos em 1974, fundou o primeiro Praesidium com o nome de Nossa Senhora do Rosário, que na altura, tinha os seguintes irmãos como oficiais: Alice Carvalho, Presidente; Mateus Lima, Vice-Presidente; Beatriz Almeida, Secretária; e Eugénia Almeida, Tesoureira.

Praia de Boa VistaA Legião na Boa Vista não foi contínua. Houve altura em que tanto no Norte como na vila deixou de funcionar, mas depois revitalizou-se. Desde sempre a Legião na Ilha estava filiada no Comitium Nossa Senhora de Fátima de Santa Catarina. Mas, a partir do mês de Setembro de 2002, a filiação foi transferida para a Regia Nossa Senhora da Graça, que é o Conselho Superior. Em 2002 existia na Boa Vista uma Curia com o nome de Nossa Senhora da Graça, fundada em 28 de Abril de 2001, e os seguintes irmãos como oficiais: Irmã Franciscana Belmira Cardoso Vieira, Directora Espiri-tual; Paulo Duarte, Presidente; Umbelina Maria Lima, Vice-Presidente; Joana Brito Mendes Ascenção, Secretária; e Cândida Brito Lima Silva, Tesoureira. Tem filiado 5 praesidia: Nossa Senhora do Rosário, de Sal-Rei, com 13 membros activos; Nossa Senhora de Fátima, de Rabil, com 4; Nossa Senhora da Piedade, de João Galego, com 8; Nossa Senhora da Paz, de Fundo das Figueiras, com 11 activos e 9 auxiliares; e Nossa Senhora de Fátima, de Cabeça dos Tarafes, com 11 activos e 1 auxiliar. Na Boa Vista não existe nenhum sacerdote. As irmãs franciscanas na Vila tomam conta da Paróquia de Santa Isabel e as irmãs Espiritanas no Norte, na Paróquia de S. João Baptista. É o Reverendo Padre Miguel da Ilha do Sal, que de vez quando marca a presença sacerdotal na Ilha. Os legionários da Vila, são assistidos espiritualmente pela irmã Belmira e os do Norte pela irmã Emília. Nota-se que os legionários precisam de um acompanhamento muito forte no sentido de revitalizarem melhor a Legião de Maria na Ilha.Com a PPC/2002 e os vários encontros de formação Legionária realizados, ficou a esperança de que muita coisa vai mudar. A Regia vai dar uma atenção especial a esta ilha.

Deixe um comentário