Brava

O  SURGIMENTO  DA  LEGIÃO  DE  MARIA NA ILHA  BRAVA

Mapa de BravaA Legião teve o seu início na Brava no ano de 1987, quando um Jovem de nome Orlando Vale de Burgo, de passagem para Praia, como estudante, conheceu o Movimento Legionário. De conversa com os jovens legionários, entendeu que seria muito valioso levar essa Organização à sua ilha natal. Assim com apoio desses jovens e da Direcção da Legião na Praia, conseguiu implantar a Legião de Maria na Ilha Brava, fundando o primeiro praesidium de adultos com o nome de Mãe da Divina Graça.

Com o envolvimento directo do então Pároco, Revendo Padre Mário Stocco, rapidamente, a Legião cresceu e expandiu da Vila para Nossa Senhora do Monte. Um grupo de jovens, também aderiu ao Movimento, dando lugar a criação de um praesidium de jovens. Consequentemente sentiu-se a necessidade de criar uma curia. E foi no dia 3 de Novembro de 1991 que se fez a 1.ª reunião da Curia Nossa Senhora do Rosário com os seguintes irmãos oficiais: Director Espiritual, Revendo Padre Mário Stocco; Presidente, Boaventura Ramos Vicente; Vice-Presidente, Orlando Vale de Burgo; Secretário, David Lima Gomes; e Tesoureira, Maria Cardoso Vieira.

ENova Sintra - Bravam 1991, existiam três praesidia na ilha, sendo um juvenil com o nome de Nossa Senhora de Fátima na Vila de Nova Sintra, que devido ao fraco engajamento da camada jovem na Legião, mais tarde, deixou de existir.

Actualmente a Curia tem como oficiais os seguintes irmãos: Cândida Borges Monteiro, Presidente; Justa de Barros, Vice-Presidente; Viriato de Barros Gomes, Secretário; e Maria de Fátima Delgado, Tesoureira. Conta com três praesidia de adultos: Mãe da Divina Graça, da Vila de Nova Sintra, e Mãe do Bom Conselho de Nossa Senhora do Monte. Tem 25 membros activos com promessa e 3 em experiência e 26 membros auxiliares.

Deixe um comentário