São Niculao

O  SURGIMENTO  DA  LEGIÃO  DE  MARIA NA ILHA  DE  SÃO  NICOLAU

Mapa de São NicolauNo ano de 1973, chegou à ilha de S. Nicolau, oriundo da cidade da Praia, ilha de Santiago, o Sr. JOSÉ CARVALHO, legionário e funcionário dos Correios, numa transferência a esta ilha. O Sr. José assim que estabeleceu, começou a fazer os seus contactos, tanto com o Pároco, o Frei Mauro Cismondi (Capuchinho) e com os Cristãos, com o objectivo de fundar a Legião de Maria na localidade.

Assim, no dia 26 de Maio de 1973, nasceu o primeiro praesidium da Legião, na ilha de S. Nicolau, na Vila da Ribeira Brava, Paróquia de Nª Sª do Rosário, que deu o nome ao praesidium e que teve como oficiais os irmãos: José Carvalho, Presidente; Lídia Maria, Vice-Presidente, António Alves, Secretário e Gualberto do Rosário, tesoureiro.

Graças ao empenho dos membros e da motivação recebida do Pároco e Director Espiritual, Frei Mauro, rapidamente o Grupo cresceu, pensou logo no desdobramento, mas o Director Espiritual achou melhor trabalhar noutra Paróquia, a de Nª Sª da Lapa, onde os Cristãos aderiram e de imediato fundou-se um praesidium a de Nª Sª da Lapa, em Queimadas, no ano de 1974 e teve como oficiais os seguintes irmãos. Faustino Silva, Miguel Silva, Alexandre Brito e José. Do desdobramento do Praesidium Nª Sª do Rosário nasceu o Praesidium Nª Sª de Alegria que efectuou a sua primeira reunião no dia 28 de Setembro de 1975, tendo como oficiais as irmãs: Valentina Jardim, Presidente; Ana Maria Soares, Vice-Presidente; Senhorinha dos Santos, Secretária e Emília Santos, Tesoureira. O Praesidium Nª Sª da Lapa cresceu e do desdobramento nasceu em 1975 o Praesidium Nª Sª do Amparo em Terra Branca e no ano de 1976 o Praesidium Nª Sª de Santa Cruz em Terra Quebrada.

Para melhor organizar a Legião foi criada a primeira Curia, a de Nª Sª dos Prazeres, no dia 1 de Dezembro de 1975 e teve como oficiais os irmãos Natalina Fonseca, Presidente; Valentina Jardim, Vice-Presidente; Bena dos Reis, Secretária; Luis Monteiro, Tesoureiro e como Director Espiritual, Frei Mauro.

Imagens - Ribeira Brava - São NicolauSeguiu-se então a criação dos praesidia em várias localidades da ilha: Na Vila da Ribeira Brava o primeiro praesidium juvenil Mãe dos Jovens, fundado no dia 1 de Fevereiro de 1976; Nª Sª de Ajuda em Fajã de Baixo, em 25 de Julho de 1981; Nª Sª de Fátima em Morro Bráz, no ano de 1981; Nª Sª da Luz na Vila da Ribeira Brava, em 28 de Agosto de 1989; Nª Sª da Graça, Tarrafal, em 6 de Fevereiro de 1992; Nª Sª do Monte, Cintinha em Cachaço, dia 5 de Maio de 1995; Nª Sª Auxiliadora em Lompelado, em 22 de Outubro de 1998; Nª Sª de Lourdes em Carvoeiros, 19 de Outubro de 2000. Foram fundados vários praesidia juvenis, poucos conseguiram chegar até agora. Bem como alguns praesidia de adultos que deixaram de existir.

Devido a situação geográfica da ilha e aumento considerável dos praesidia, sentiu-se a necessidade de desdobrar a Curia. Assim, foi aprovada na reunião da Régia do dia 29 de Junho a proposta de desdobramento da Curia e de criação de comitium na Ilha.

Actualmente, S. Nicolau tem o Comitium Nossa Senhora dos Prazeres, que é o Conselho Superior da Legião na Ilha, com os seguintes irmãos para oficiais: António Oliveira, Presidente; José Duarte, Vice-Presidente; Celestino Rodrigues, Secretário e Mª de Piedade Oliveira, Tesoureira. Tem mais duas Curiae: Nª Sª da Luz em Queimadas e Nª Sª do Sameiro em Cachaço, 14 praesidia, 182 membros activos, 133 auxiliares, 2 pretorianos e 3 adjutores.

Deixe um comentário