ATUALIDADE – CORONAVÍRUS COVID-19

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO CONCILIUM LEGIONIS MARIAE – 9/4/2020

Com grande prazer posso lhe comunicar as boas noticias do trabalho legionário em favor dos desemparados, gente da rua, sem teto. Temos 50 homens da rua, no abrigo Morning Star, uns homens normalmente bastante agitados, mas agora contentes por ficar dentro do abrigo. É claro temos alguns membros da Legião cuidando dele e imagine nenhum dos homens nem dos legionários ficaram com a vírus. Um membro com quem falei, claro por telefone, me comunicou esta boa notícia dos cuidados de Nossa Senhora para com sua familia. Agora após terminar esta crise vou comunicar com os padres de Irlanda chamando a sua atenção ao movimento mais santo em Irlanda, que mereceu ser bem estudado e SER  ACEITE, POR ELES…. AGORA A HORA…
Desculpe o  meu  entusiasmo. Assim fico eternamente grato ao clero e povo do Brasil que me acolheu e acolheu a Legião de Maria desde mais do que meio século atrás.
Sobre reuniões duvido que há, fora dos abrigos. O abrigo das mulheres… Regina Coeli continua funcionando. Uma legionária no Regina Coeli, mãe de 8 filhos, está passando uma grande parte de cada dia ali, prestando servico. O pai e oficial do Concilium, não era oficial, Liam Hayden, e o marido deve ser um homem muito paciente. A mãe dela ajuda também no abrigo.
O ano que vem, vamos marcar com um projeto para fazer a Legião de Maria, mais em dia, uma reforma do Concilium, para que seja em primeiro lugar comunhão fraterna, diminuindo a burocracia. Bem Vamos rezar para que sejamos gratos por ter até agora evitado esta doença, e pelas graças recebidas.
Abraco,
Timoteo

PANDEMIA DO NOVO CORONAVíRUS – Covid-19

O mundo está a enfrentar uma grave doença contagiosa, espalhando com uma rapidez estrondosa em toda a parte, exigindo de todos e de cada um uma atenção especial. Todos tem um papel importante a desempenhar. Basta apenas uma pessoa não fazer a sua parte para que muitos sofram a consequência. Portanto que cada um faça a sua parte para que todos se beneficiem da necessário e indispensável proteção. «Te protejo para me proteger».

Tendo em conta as determinações das autoridades governamentais do País e o comunicado dos Bispos das Dioceses de Mindelo e de Santiago de Cabo Verde, a Regia não pode ficar indiferente em relação aos seus legionários.

Na sequência de tudo isso, pede aos legionários a seguirem todas as instruções, recomendações e determinações passadas pelas rádios e tvs e nos folhetos e cartazes sobre a prevenção e o combate ao novo coronavírus.

Assim, recomenda aos legionários idosos, particularmente os que sofrem de alguma doença a não participarem nas reuniões e quando tem que estar presentes que mantenham uma certa distância das outras pessoas, mesma nas reuniões legionárias e outros encontros, assim como na igreja. Seria melhor assistirem a missa na televisão e/ou através da radio. Os praesidia e os conselhos legionários podem até fazer as suas reuniões ordinárias, mas que o número dos participantes não ultrapasse quinte (15), permitindo que se mantenham a distância necessária entre os membros, evitando qualquer contágio. A celebração da Acies fica suspensa, ao menos que se faça nas reuniões dos praesidia. Também os encontros de formação e todos os outros com mais de 15 pessoas ficam suspensos. Por exemplo, na reunião ordinária da Regia passará a tomar parte apenas os oficiais, mais uma pessoa de cada conselho legionário e dos praesidia filiados e um dos correspondentes. Informamos ainda que o irmão Timoteo enviou uma mensagem, dizendo que o Presidente do Concilium Legionis Mariae, mandou suspender a reunião do Concilium do mês de março devido ao alastramento da doença em Irlanda.

Os legionários saudáveis e que gozam de boa saúde, tomando todas as precauções, devem visitar as pessoas, transmitindo mensagens de confiança, esperança e que todos colaborem ativamente no combate ao covid-19. Deus é Pai e não deixa os Seus filhos atormentados, mas que todos façam a sua parte. Nossa Mãe, a Virgem Santa Maria Mãe de Deus, nos cubra com o seu manto e nos livra de todo o mal.

PEREGRINAÇÃO POR CRISTO (PPC) NA ILHA DE SÃO NICOLAU

Com 46 peregrinos, legionários vindos de todas as ilhas de Cabo Verde, menos da ilha do Sal, a Regia realizou a oitava PPC, Peregrinação Por Cristo, na ilha de São Nicolau de 4 a 13 de setembro do corrente ano, sob o lema, indicado pelos Párocos e oficiais legionários locais, «Peregrinar com Maria, Nossa Senhora do Sameiro de Monte Santinha ao encontro das famílias, tesouro da humanidade».

A primeira PPC realizada em Cabo Verde foi na cidade da Praia no ano de 1998. A segunda foi em 2000, organizada por um grupo de 15 legionários brasileiros, do Senatus de Nossa Senhora Aparecida de São Paulo, que pediram a autorização e o apoio do então Bispo Dom Paulino Évora e este indicou a sua realização na ilha de São Vicente, com o apoio dos oficiais da Regia, estando presentes os irmãos Maximiano e Juvenal e vários legionários da referida ilha. Num domingo os peregrinos deslocaram-se ao Porto Novo, ilha de Santo Antão, fazendo uma jornada apostólica, juntamente com os legionários vindos da Ribeira Grande, lançando assim as sementes para mais tarde serem fundados cerca de dez praesidia e uma Curia. A terceira PPC foi em 2002 na ilha de Boa Vista, com a participação de legionários de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique. A quarta foi em 2006 na ilha Brava só com os legionários cabo-verdianos. A quinta foi em 2007 na ilha do Fogo, mais precisamente na Paróquia de Santa Catarina, respondendo o pedido do novo Pároco que estava a reestruturar a Paróquia, também só com os legionários cabo-verdianos. A sexta PPC foi em 2011 nas ilhas de Boa Vista e Sal com a participação de legionários de Cabo Verde, Angola, Holanda e Brasil. A sétima foi em 2015, abrangendo todas as quatro Paróquias da ilha do Fogo, somente com os legionários nacionais.

Esta oitava PPC contou com 2 legionários de Santo Antão, 1 de São Vicente, 1 de Boa Vista, 2 de Maio, 34 de Santiago, 4 de Fogo e 2 de Brava.

O Senhor Padre Ademário, Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis em Tarrafal e Diretor Espiritual da Legião, mais os legionários locais, incluindo os oficiais do Comitium Nossa Senhora dos Prazeres que é o Conselho Superior da Legião de Maria na Ilha de São Nicolau estavam todos no Porto, esperando a chegada do barco e acolheram com muito entusiasmo e satisfação os peregrinos que chegaram depois das 21H30 em Tarrafal de São Nicolau. Após serem acomodados, foram servidos o jantar para depois ser apresentado o programa da PPC na Paróquia de São Francisco de Assis e depois de acertar com o Pároco e oficiais do Comitium, numa outra ocasião apresentar o programa da PPC nas Paróquias de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Luz da Lapa. Criou-se dois grupos, um com 22 legionários, sendo 10 homens e 12 mulheres para ficar e trabalhar na Paróquia de São Francisco de Assis em Tarrafal e outro com 24 legionários, sendo 13 homens e 11 mulheres, para ficar na Ribeira Brava e trabalhar nas duas outras Paróquias acima referidas, sempre acompanhados pelos legionários de São Nicolau.

A abertura oficial da PPC, foi no dia 5, reunindo os peregrinos e os legionários que vieram de diversos pontos de São Nicolau, no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro de Monte Santinha em Cachaço, com a visita guiada ao local histórico e celebração eucarística presidida pelo Reverendo Padre Eliseu, Pároco e Diretor Espiritual da Legião de Maria nas duas Paróquias, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Luz da Lapa, falando da importância e da necessidade urgente da PPC em São Nicolau, dando boas-vindas a todos e desejando um bom apostolado, junto de todas as famílias e pessoas nas ruas a serem contatadas. Seguiu-se um almoço de confraternização para depois, dois a dois, visitarem toda a população de Cachaço, descendo até Lompelado de Cima e de Baixo e no final do dia, após terem visitado todas as casas e vários contatos de rua, partiram para Ribeira Brava e para Tarrafal conforme a orientação recebida no dia anterior.

A diária dos peregrinos foi sempre iniciada com Laudes, seguida de Missa, Café, Reunião dos grupos para oração legionária, reflexão, relatório dos trabalhos, alocução, Saída em missão apostólica, Hora Intermédia, Almoço, Descanso, Saída em missão apostólica, Véspera, Jantar, Convívio e Completas.

No dia 7, cantou-se parabéns à Legião com velas e bolos, comemorando os 98 anos da fundação deste Movimento Mariano e no dia 8, domingo, todos os peregrinos e um grande número da população de São Nicolau, reuniram-se em Queimadas para celebrarem a Festa de Nossa Senhora da Luz da Lapa, um ato muito marcante na vida dos cristão da ilha, com a presença dos Padres Constantina, Ilídio e Frei Filomeno, filhos da ilha, Padres Eliseu e Ademário, Párocos das Paróquias em São Nicolau e muitas outras entidades políticas e autoridades civis.

Em Tarrafal todas as localidades foram visitadas e na Ribeira Brava só não foi possível visitar a zona de Carriçal. Os peregrinos bateram em todas as portas, excetuando apenas 4 casas na zona de Fragatona por falta de tempo e fizeram vários contatos junto das pessoas encontradas nas ruas, incluindo as que estavam em jornadas ou na labuta do dia a dia.

A mensagem foi sobre a fé que todos nós temos, mas que precisa ser praticada, isto é, vivida e celebrada, junto das pessoas e com as pessoas, centrada em Jesus Cristo, o Messias Salvador, sob a proteção da Sua Mãe Santíssima, Virgem Maria, com a força do Espírito Santo.

A oitava PPC foi encerrada na noite do dia 12 de setembro em Tarrafal com a presença de todos os peregrinos, os Párocos e Diretores Espirituais da Legião e vários legionários da ilha, incluindo os oficiais do Comitium Nossa Senhora dos Prazeres, num grande convívio, pela noite dentro, para logo de manhã do dia 13, os peregrinos regressarem às suas casas, cumprindo mais uma missão legionária, com Maria para Cristo.

A Regia agradece a Deus Pai e a Rainha da Legião pela realização de mais um grande ato, mas, de modo especial, aos Padres em São Nicolau, aos oficiais do Comitium, particularmente os irmãos Toinica e esposa, Maria Piedade, Irmãs Idalina, Figueira, Maria de Monte Santinha, gentes de Ribeira Prata, Praia Branca, Cabeçalinho e tantas outras em toda a Ribeira Brava, as entidades que colaboraram com transportes e outros apoios, em fim a todos que direta e indiretamente envolveram, dando o que foi possível para a concretização da PPC em São Nicolau. Por outro lado, A Regia pede desculpas por tudo que não ficou bem, esperando que, com a ajuda de todo, na próxima seja melhor. Deus seja louvado e Maria Santíssima também.

TOMADA DE POSSE DO NOVO PRESIDENTE DA REGIA, IRMÃO JOÃO MONIZ

JOÃO MONIZ.jpg

O irmão Juvenal, no ato da entrega da presidência da Regia ao irmão João Moniz, disse o seguinte: «Como manda o manual, não se pode ultrapassar seis anos consecutivos no mesmo cargo de oficial na Legião de Maria, de maneira nenhuma porque senão, não estamos a formar soldados. Se estamos a formar soldados deve ser primeiro internamente e só depois sair para fora. Assim, agradecer a Deus porque seis anos de reuniões na Regia, fiz tudo o que era possível ser feito, não tive nenhuma falta, apesar das muitas dificuldades, doenças, ausências do País e muitas outras responsabilidades, mas nunca dei uma falta. A pessoa que agradeço por me ter dado grande força, pode esperar de mim também todo o apoio porque é ela que vai tomar conta da Regia. A grande força que recebi do irmão João Moniz, do nosso Vice-Presidente, irmão Domingos, e todos os outros oficiais da Regia, sem esquecer os Reverendos Padres Pimenta, Constantina, João Augusto, Lourenço Rosa, Ima e o nosso atual Diretor Espiritual, Padre Pires, um homem cheio de espiritualidade, que tem tudo, se o entendermos, interpretando os seus textos para enriquecermos espiritualmente. Então é com muita alegria que entregamos a presidência da Regia, fazendo duas observações: Alguém, membro da Regia, comentou, dizendo que a presidência da Regia sempre passa nas mãos de três pessoas: Juvenal, João Moniz e Maximiano e nunca para outras pessoas. Sobre isto, queria dizer que desde que estou na Regia, que foi fundada comigo, nunca se fez uma eleição que não foi segundo manda o manual e com toda a transparência. A não ser desta vez que descobrimos que tínhamos uma falha de às vezes um grupo de pessoas propunha o mesmo candidato. Mas isto não invalidou e nem pôs em causa a eleição, porque fizemos a eleição de novo e o resultado continuou na mesma. A outra observação é que sempre lutamos para que tenhamos pelo menos uma mulher na presidência, porque as mulheres sempre são maiorias em tudo menos na hora da morte. Sempre propomos candidatos mulheres e até algumas ficaram ofendidas só porque foram propostas como candidatas e ameaçaram em não vir mais para as reuniões. Já tivemos eleições com candidatas mulheres, mas os votos não foram suficientes para que fossem eleitas. Infelizmente as pessoas que falam que a Legião está sendo liderada somente por Juvenal e João Moniz, às vezes nem participam nas reuniões nos dias das eleições. Falam, mas não contribuam para que as coisas fossem diferentes. Para eleição de presidente da Regia, graças a Deus, sempre tivemos mais de dois candidatos e muitas vezes tivemos nas eleições primeira e segunda voltas. Nunca as eleições foram como em alguns conselhos legionários, isto é, por aclamação. As eleições feitas na Regia sempre foram para servir de exemplo, isto é, para que os outros conselhos legionários aprendam como se deve fazer eleições legionárias. Nas eleições feitas na Regia, sempre se fez a questão de demonstrar como deve ser e que tenha mais de um candidato para que sirva de exemplo e modelo aos outros conselhos legionários, para que não deixem nenhum oficial no cargo por mais de seis anos consecutivos. Para que isso não aconteça devemos sempre estar a preparar pessoas para serem oficiais. Tudo o que fazermos devemos partilhar. Com essas palavras, chamo o irmão João Moniz que venha assumir a presidência da Regia, para também cumprir os seus seis anos de luta. Podem saudá-lo com salvas de palmas e que Deus continue a derramar as Suas bênçãos sobre todos os oficiais da Regia, a todos os seus membros e os legionários em Cabo Verde e no mundo. Também que Nossa Senhora continue a nos guiar com a sua proteção e a sua graça para continuarmos a servi-la, primeiro na pessoa de todos os legionários, depois a todos as pessoas deste mundo. É com estas palavras que entregamos ao irmão João Moniz para continuar e nós vamo-nos retirar da mesa da presidência e ocupar lugar na assembleia dos membros».

O irmão João Moniz, por sua vez começou por dizer: «Marcos 10, 45:  O Filho do Homem não veio para ser servido, mas sim para servir… Queria dizer que gostaria de usar essas palavras, invocando a força do Espírito Santo, para não sentir nunca neste lugar como alguém que está sendo servido, mas sim, alguém que veio para servir, com a capacidade que tenho, com a força de vontade que tenho e, principalmente com o apoio de todos os que estão aqui presente, de todos os legionários da Guiné-Bissau e de todos os legionários cabo-verdianos na diáspora, porque nós sozinhos não valemos nada. Juntos que temos valor. Procuremos esta unidade, esta coesão, esta forma bonita que temos de viver como irmãos para caminharmos na sinceridade e na humildade de todo o coração. Obrigado a todos».

QUEM É O SENHOR PADRE PIRES, O NOVO DIRETOR ESPIRITUAL DA REGIA?

Padre Pires

Nasci numa antiga freguesia, já falada nos tempos de S. Nuno Álvares Pereira… chamada Castelo de Neiva (Viana do Castelo), litoral Norte de Portugal, em 23 de dezembro de 1930. Aterrei em Cabo Verde, pela 1.ª vez, em 8/12/1980. Desde a Paróquia de S. Miguel (Calheta), onde fui colocado, assisti os cristãos da ilha da Boavista, nas Festas e tempos litúrgicos principais, durante pelo menos 2 anos. Em 1982, nomearam-me Responsável dos espiritanos em Cabo Verde e por isso em 1984 vim residir para a Praia, na Casa antiga, chamada “Bar Benfica”, pelo uso que tivera até ser adquirida por nós.

Em 1992 encarregaram-me de autonomizar a Paróquia de Nossa Senhora da Luz (Milho Branco) da de S. Domingos… Tivemos de fazer a Residência Paroquial … e por lá fui trabalhando até que em 2001, acedendo a uma proposta do Sr. Bispo D. Paulino, fui ajudar as Paróquias de Santo Crucifixo e S. Pedro, Apóstolo, em S. Antão, durante 3 anos, como nos fora pedido.

Regressei depois Milho Branco, até 2006, donde saí como pároco ‘emérito´’, com 75 anos completos, segundo as leis atuais da Igreja. Escolheram-me então para ficar na Praia, ajudando na formação intelectual e espiritana dos nossos aspirantes a missionários…. por onde ainda me vou arrastando, na descoberta da vontade de Deus!

PADRE LOURENÇO TERMINOU A SUA MISSÃO COMO DIRETOR ESPIRITUAL DA REGIA

Padre Lourenço Faria Rosa

Foi na reunião da Regia do mês de julho de 2011 que o então Vice-Presidente, irmão Juvenal, anunciou o seguinte: «Possivelmente, na próxima reunião teremos a presença do novo Diretor Espiritual, Reverendo Padre Lourenço Faria Rosa, que apesar de não nomeado pelo Bispo ainda, o mesmo Bispo da Diocese de Santiago, Dom Arlindo Furtado, autorizou que, na prática, iniciasse as funções na Regia, que depois vai se proceder a nomeação.» Assim, no dia 27 de agosto de 2011, dia de Santa Mónica, pela primeira vez, a Regia teve a honrosa presença na sua reunião ordinária número 220, do novo Diretor Espiritual, Reverendo Padre Lourenço Faria Rosa.

Passados mais de sete anos, eis que o Reverendo Padre Lourenço Faria Rosa é enviado para a ilha Fogo, pelo Bispo da Diocese a assumir as funções de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de São Filipe, ficando assim impossibilitado de continuar, de forma direta, a orientar espiritualmente a Legião de Maria em Cabo Verde e na Guiné-Bissau, como Diretor Espiritual da Regia.

Foram longos anos de convivência direta com os outros oficiais e membros deste Conselho Superior da Legião em Cabo Verde e na Guiné-Bissau, dando sempre orientações exatas para o fortalecimento espiritual dos legionários através da sua mensagem mensalmente publicada no Boletim da Legião «Salve Maria», na sua observação atenta em relação às questões pontuais que podem influenciar negativamente e até pôr em causa o cumprimento da missão deste Momento que é a Legião de Maria. Realça-se também a sua abertura, a sua paciência em escutar e orientar os legionários em casos específicos de modo a sentirem amparados espiritualmente, sem esquecer da sua humildade e simpatia para com todos. Um verdadeiro pai que ama cuida e projeta o filho para viver bem no mundo e alcançar a vida eterna.

A Regia agradece, em nome de todos os legionários, a Deus Pai e a Virgem Santa Maria Mãe de Deus, por tudo o tem feito pela Legião de Maria e desejo que tenha sempre força e proteção da nossa Rainha para continuar em missão juntos dos legionários da ilha do Fogo. Continua a contar, mesmo que de forma indireta, com a sua colaboração.

 

Missa em sufrágio da alma do Servo de Deus Frank Duff e todos os legionários Propõe-se que nessa Eucaristia sejam recordados os nomes dos legionários falecidos desde 7 de novembro de 2016 ao dia 7 de novembro de 2017, uma vez que muitos faleceram no momento em que não foi possível ter a presença de um sacerdote e às vezes nem de uma celebração das exéquias condigna, o que leva algumas pessoas a ficarem revoltadas, considerando que por terem vivido a sua vida servindo a Igreja, mereciam uma homenagem especial por ocasião doa sua morte.

ALFABETO DE LEGIONÁRIOS FALECIDOS

Acordei cedo e é para a missa matinal
Boa razão tive o galo da vizinha para
Cantar insistentemente e chamar-me
Dormi tarde e sem sonho acordado sonhava
Enquanto na minha mente um filme passava
Frank Duff e sua vida naquele dia 7 de novembro
Grupo de mulheres e todos com Maria no centro
Hoje a missa é em sua memória simples e humilde
Imensa dedicação e sacrifício sorridente
Juntou em nome de Nossa Senhora de Misericórdia
K – Comprometeram servir Mãe e Filho nos irmãos
Livres e empenhados soldados da Legião de Maria
Mãe Suprema da humanidade e de Deus-Filho
Naturalmente havia muito mais de fazer do imaginado
Operários alegres e felizes e incansáveis trabalharam
Por toda a parte onde Cristo nos irmãos sofrem
Que nobre missão tiveram… Merecem a missa
Recordar os fiéis e soldados e humildes falecidos
Soldados de Mãe e Rainha dos Céus e da terra…
Tu Frank Duff e tu desconhecido e irmão
Um exemplo de Amor verdadeiro de Cristo
Verão na terra vosso nome no livro dos santos
X – Chamados para a Legião Eterna certamente estão e entre
Zéfiros do Altíssimo cantam hoje e sempre Sua Glória
We believe and pray é o que acredito e rezo por vós e por nós
Yes e sim e sempre de sempre amem.

João Furtado
Praia 07 de Novembro de 2017
http://joaopcfurtado.blogspot.com/2017/11/alfabeto-de-legionarios-falecidos.html